segunda-feira, 12 de abril de 2010

Você RECICLA seu lixo!?!??!

Hoje, um amigo escreveu no msn: "o lixo que você produz, você faz o que?". Bom, imediatamente, enviei pra ele uma mensagem: Se você me disser que não recicla, qualquer outra coisa tá valendo!". Travamos então uma breve discussão que me levou a publicação desse texto!

Minha super-amiga e afilhada de casamento, RACHEL GUANABARA e eu, publicamos um artigo científico falando exatamente sobre a Política dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esse tema juntamente com a Coleta Seletiva são os mais abordados dentro de projetos de Educação Ambiental (EA). No entanto, não podemos colocar no indivíduo a "capacidade " única de reverter o problema do lixo. Muita gente repete a frase: "se cada um fizer sua parte, a quantidade de lixo diminuirá". Ou seja, prezam a transformação da sociedade como forma de solucionar o problema. Só que isso não significa necessariamente que se todos estivermos conscientes da problemática, todos iremos agir da melhor forma. "A soma das partes nem sempre é igual ao todo". Basta que pensemos no seguinte: praticamente todas as pessoas do planeta sabem da necessidade de preservá-lo, porém a natureza nunca foi tão degradada como atualmente.


Para solucionar esse problema, uma das propostas existentes é um trabalho SINÉRGICO: onde teríamos o trabalho de EA vinculado aos estudos sociais, estudando as relações locais. Mas não é sobre isso que eu gostaria de ALERTÁ-LOS e sim sobre uma confusão de conceitos muito comum, uma vez que a própria mídia produz e reproduz essa confusão para a população: RECICLAGEM! Você recicla seu lixo!?!?!

Bem, fazendo a análise da palavra, Reciclar significa "voltar ao ciclo", ou seja, transformar a matéria-prima novamente. Então, o que você faz na sua casa nada mais é do que uma SEPARAÇÃO DE MATERIAIS. Quem faz COLETA SELETIVA  só pode ser a empresa responsável por buscar seus RESÍDUOS SÓLIDOS previamente separados. Além disso, não adianta muito você ter o trabalho de separar seu lixo, o munícipio contratar uma empresa pra coletar seletivamente (caminhão de lixo que não misture tudo!) e depois depositar tudo em um LIXÃO, onde tudo é misturado de novo! Então o problema dos resíduos não depende de apenas um ou outro e sim de vários fatores, vários setores!

Agora, REUTILIZAR, REAPROVEITAR são medidas que podem reduzir o volume de resíduos, mas fazer uma escultura com PET NÃO É RECICLAR! POR FAVOR,  não repitam uma idéia sem analisá-la antes!!! Uma escultura, artesanato ou qualquer outra coisa com materiais são formas de reutilização, reaproveitamento! Infelizmente a mídia passa esses conceitos erroneamente como se tudo fosse coleta seletiva/reciclagem! Por exemplo, coletar água da chuva e utilizá-la  NÃO É RECICLAGEM! É reutização! Os microrganismos são os grandes recicladores da matéria orgânica e responsáveis pelo não acúmulo de matéria vegetal e animal.

Outra coisa pra se pensar é que o maior volume de resíduos é produzido pelas grandes indústrias! Além de conscientizar a população, temos que cobrar dessas empresas que trate seus resíduos! Pare, pense, colabore, replique o conhecimento correto! A sobrevivência da humanidade depende da nossa capacidade de adaptação (como animais) e da nossa capacidade de pensar, inventar novas maneiras, novas tecnologias!
Espero ter contribuído um pouco para melhor compreensão sobre o assunto!
                   

6 comentários:

  1. Huuuummm... que legal essa atitude!!! Realmente a mídia nos faz crer que fazemos coleta seletiva e que fazer escultura com PET vai salvar o mundo!! rsss

    ResponderExcluir
  2. Olá, Thaís! Achei interessante esse texto e gostaria de saber se vc pode me passar esse artigo científico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! Vamo botar esse povo pra raciocinar!
    Bju, Lindona!!! Saudades!

    ResponderExcluir
  4. rsrs eles pregam tanta coisa né..
    que devemos preservar a natureza,
    que estamos matando a amazonia,
    que a agua logo mais acabará,

    eles podiam "reciclar" o dinheiro mal gasto,
    ao invez de contruir uma ponte estaiada onde quase ninguem utiliza aqui, dos que utilizam acho q 70% é de classe media pracima, pegar o dinheiro e tirar aquela favela da beira do corrego, favela que joga o lixo no corrego que enche e alaga a propria casa deles, e tudo acaba caindo nas costas da chuva, da natureza, Deus, sei lá rs, e nisso ainda gera violencia..
    o mundo nao vai acabar não, nós mesmos que vamos nos acabar, quando todos aqui tiverem partido, ai sim que o mundo vai viver.

    ResponderExcluir
  5. Ô fia...a amiga tem nome!!! Q madrinha desnaturada!! Nem sabia q vc tinha blog! Parabéns! Tô amando!
    Bjo
    Rachel

    ResponderExcluir
  6. Ahhh... agora vou colocar então, já que consegui a liberação!!! \o/
    bjoooo

    ResponderExcluir