segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Respeito é bom e eu gosto!

Ontem fui almoçar na casa de uma amiga, onde de tudo um pouco foi falado: passado, presente, futuro, amigos, amores, trabalho. Não me lembro ao certo porque chegamos a esse assunto, mas me causou muito espanto. Ela me disse que "não considerava sua primeira relação sexual como a primeira". Claro que indaguei! Afinal, por quê  não seria a primeira? Ela respondeu que "não foi bem sexo, que ela não queria fazer, mas como estava no carro com o cara, no escuro, então ela não podia reclamar"! Acho que fiquei sem respirar por alguns instantes... quando recuperei as faculdades mentais, retruquei: Isso foi estupro! Fiquei indignada, mesmo assim ela ainda tentou se defender do que eu disse, ou seja, nunca denunciou e ainda hoje se sentia culpada pelo acontecido.

Assim, senti-me na obrigação de escrever esse post, pois os anos se passam, tudo evolui, a tecnologia nos atropela numa velocidade às vezes impensável, e essa ideia, mais do que ultrapassada de que a mulher tem culpa de ser estuprada, não muda!

Por tantas vezes, fiquei fula por ouvir as mais variadas "gracinhas" pela rua, como se o fato de estar vestida  com malha de academia (comportada, com direito a blusa amarrada na cintura!) desse o direito de todo e qualquer homem falar alguma coisa. E mais, se eu for estuprada, tenho certeza de que alegariam que a culpa era minha, afinal tava usando aquelas roupas!

Certa vez, na academia, aconteceu uma situação muito esdrúxula. Um cara se achou no direito de ficar, não diria nem olhando mas sim, "me comendo com os olhos"! Foi uma sensação de nojo e de invasão! Minha vontade foi de pegar uma anilha e bater na cara para que ele nunca mais fizesse isso! Óbvio, que foi só vontade, minha reação foi mandar ele parar com aquilo porque ele não podia ficar me observando e fui fazer a reclamação ao coordenador. Tive que escutar que isso era normal, porque a roupa é sexy, os movimentos são e eu era "gostosa"! Hãããããããããã?!?!?! Como assim?? Agora tenho que andar de burca, malhar de burca?!?! E outra, se a mulher for classificada como "gostosa", é porque ela QUER OUVIR CANTADAS! Se minha genética contribui para uma boa aparência, estou fadada a escutar coisas desagradáveis e, quiçá, ser estuprada! Só faltam me dizer que "Deus quis assim"!

"Minhas amigas e eu indo malhar!"

Outra situação interessante ocorreu em pleno carnaval, enquanto esperávamos a folia começar no "Toca Raul". Duas mulheres começaram a discutir sobre o estupro da garota vestida de colegial no ônibus. Foi terrível escutar duas mulheres aos berros dizendo: "Também, vocês já viram o tamanho das saias dessas meninas? Eu fico abismada!". Peraí, pára tudo! A menina estava indo ou voltando do colégio, vestida com o uniforme da escola!!!

Reconheço que "moro num pa tropi", que as pessoas tendem a usar roupas mais curtas, que o sexo impere na cabeça de todos, porém onde fica o RESPEITO AO PRÓXIMO? Não sou machista nem feminista, não vim aqui defender quaisquer bandeiras.  Estou apenas tentando alertar algumas mulheres que ainda caem nessa falácia de que a culpa é nossa! Nãããããão! Recuso-me a aceitar isso! É assédio sexual, é desrespeito, é desumano com todas as mulheres que estudam, que contribuem para ciências, economia, direito, marketing, enfim, com as mães de família que sustentam seus lares sozinhas.

Que fique claro: não culpo somente os homens por essas atitudes idiotas! São vários os fatores que levam os brasileiros a se comportarem assim. Por exemplo, temos muitas mães machistas!

Então, nem adianta me dizer que isso seja cultural! Pode até ser, no entanto, nada impede que características negativas de uma cultura não sejam mudadas para melhor. Se as pessoas não respeitam ideias, que respeitem a lei! Então vamos sim denunciar qualquer atitude que te constranja! Não aceite porque "isso é normal". Normal é você ter a liberdade de ir e vir sem ser constrangida, é poder usar a roupa adequada ao local e não ser constrangida, seria até mesmo você sair nua e mesmo assim ninguém ter o direito de te estuprar!

Um comentário:

  1. To contigo!!! É muita falta de respeito mesmo!!! Veja só os índios... qdo não estão nus, estão semi e não existe, mesmo assim existe respeito. Acho que no Brasil nunca vai acontecer uma passeata c geral pelado como ocorre em vários países...

    ResponderExcluir