sexta-feira, 26 de março de 2010

Mercúrio-cromo

Sabe como é interiorano quando vem pra cidade grande, morre de medo das pessoas más que vivem aqui (rs!). Aliás, a gente morre de medo de tudo... acho que até os pombos daqui são mais malignos, vide que uma vez nas Barcas, um "pombo-kase" ou um "pombo-bomba" entrou pela janela da barca em movimento e bateu na testa da minha amiga!!! (pausa dramática... hahahhaha).

Bem, voltando a idéia do medo da cidade grande, quando aqui cheguei, costumava andar pelas ruas parecendo uma "sobrevivente do Vietnã"!!! Seria cômico, se não fosse péssimo viver assim. Bastava o mínimo barulho/movimento, que já saltava pra trás da barricada pra me proteger e atacar o inimigo! PORÉM, como diz o "filósofo" Renato Russo: "o tempo é mercúrio-cromo"  (aos que não sabem, esse foi um remédio amplamente usado como antisséptico até meados de 1990, depois descobriram que não faziam muito bem pra gente, só que já havia usado muitas vezes!!!). E Renato Russo estava certo!! Os anos se passaram e apesar das terríveis histórias assustadoras sobre o Rio de Janeiro, me tornei uma "garota eXperta"!


Eis que um belo dia, após uma apresentação de trabalho, saio correndo em direção ao famoso 998 - hoje 761D- (o motorista até fez o favor de parar fora do ponto pra me pegar!) e 3 minutos depois ouço: "sem pânico, mas isso é um assalto!". Tipo, fica tranquila, to com um 38 apontado pra sua cabeça, mas é só me dar os pertences! Putz... lá se foi meu celular que nem havia terminado de pagar, mas tava viva!!


Bom, nem preciso dizer que voltei ao estado "Sobrevivente do Vietnã = maluca, nééé?!??! Contudo, lá vinha minha sabedoria aprendida com Renato Russo: não existe nada melhor do que o tempo! Pouco tempo depois estava pronta pra outra! Pasmem, mas foi isso que me disseram: "o primeiro é o pior, depois você acostuma!" E não é que tive a oportunidade de testar essa filosofia de vida?!?! Só que dessa vez, a garota eXperta conseguiu dialogar com os assaltantes e me devolveram a bolsa. Na verdade, quase devolveram o celular, na minha cabeça porque era muito velho e "nem tinha câmera"!  Pois é... como podia eu fazer uma coisa dessas com eles?!?!

Comprei outro celular, dessa vez com câmera pra não correr o risco de apanhar com meu próprio aparelho! Claro que continuei seguindo os ensinamentos "Russonianos" e, agora, também pude entender um pouco mais dos ensinamentos populares de grande valia na cidade grande!!! Novamente fui colocada à prova... dessa vez não teve conversa, não corri o risco de levar uma "celulada" na cabeça... e simplesmente NÃO SENTI NADA!!! Isso sim me assustou!!! Impressionante como nosso cérebro é capaz de nos proteger de tanta desgraça... esse "acostumar", "doer menos" nada mais é que uma forma da gente não sofrer tantas vezes da mesma dor. Por um lado é bom e por outro é péssimo...deveria ser até inconstitucional!! Não podemos acostumar com atrocidades!! De repente percebi que perdi meus heróis... a minha ideologia e aquilo que um dia prometi a mim mesma -jamais cair diante da alienação-, já se fora há tempos. Tem mercúrio-cromo pra isso?!?!?

9 comentários:

  1. Acho que tenho o dom pra saber quando você atualiza e vir aqui ler - mentira, meu blog me avisa.
    Estive aqui pensando que não é só pra assaltos ou vida moderna que ficamos calejados e sim para toda e qualquer circunstância que antes nos chocavam e hoje banalizamos, TENSO.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, meu querido... "TENSO"!!! Muito tenso!!!

    ResponderExcluir
  3. ... e volto pra terminar de ler minha matéria técnica e atender com prazer ao chamado de minha cara amiga após uns 10 ou 15 minutos na varanda superior do apto da namorada, retiro necessário pelo fato de minha inexplicável incapacidade de ouvir faroeste caboclo na MTV, é, tambem soube que renatola completaria 50 anos, motivo do "Especial", pois bem, coloquemos um Rato num labirinto e com o passar do tempo e por erros e acertos o Muridae por diversas vezes acaba achando a saída, ou seja, o paralelo é válido porem não fatalista ... o tempo existiu Pré e existe Pós Renato e aprendemos com o tempo, com tempo, se é que me entendem ...

    ... devido as tristes circunstancias devemos sempre prevenir, mas como Carioca a senhorita Gama deve saber muito bem ... deixar de pegar ônibus e contar com a boa vontade dos delinqüentes não rola, muito menos transitar única e exclusivamente de táxi ... desejo-lhe cara amiga, Boa Sorte (Carioca Precisa) Cautela e Malandragem Caracteríxtica ... de Coração, espero que esteja Bem !

    ... de um paulixta não muito seguro !

    Beijão !

    ResponderExcluir
  4. Amei!!! Que bela escritora e que texto verdadeiro!
    Bjs
    Letícia Cortez

    ResponderExcluir
  5. Um distraído capiau caminhando pelas ruas de uma metrópole foi abordado de supetão por um meliante:
    - PARE! - grito o bandido apontando uma arma para o pobre interiorano.
    A vitima colocou uma das mãos para traz com a velocidade de um vaqueiro do velho oeste e gritou:
    - IMPARE!
    O vilão tentou se explicar:
    - Eu estou te roubando.
    - Então eu não quero jogar mais não. Disse nosso herói antes de se virar e ir embora.

    Salve meu povo do interior...

    ResponderExcluir
  6. curti muito seu texto, achei por acaso, procurando saber o que era mercurio cromo KKKKK
    mto bom
    curti seu blog!! nao para de postar naao! achou mais um seguidor =D

    ResponderExcluir
  7. Haha, sei bem como é isso!
    Achei seu blog por acaso também, fui fazer um texto e fui falar sobre mercúrio cromo, e pesquisei no google um pouco sobre, apareceu seu blog. Não sei seguuiirr aqui! Acabei de fazer o meu. '-'
    Como é? rs

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!!! Tem um link aqui no blog, canto inferior direito. É só seguir! Brigada! bjim

      Excluir